BERÇÁRIO

COMO SE DÁ O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA NO PLANETA INFANTIL:

 

De 1 a 3 meses (Atividades Reflexas):

A criança estará realizando movimentos de sucção durante as mamadas ou quando estiver brincando de sugar a própria boca.

Estará brincando com o próprio corpo, chupando dedos, brincando com a língua e descobrindo ações que lhe dão prazer.

Serão reproduzidos sons.

Estaremos realizando estímulos com as mãozinhas da criança, com os olhos (ao aparecer uma luz repentina) ou aproximando um objeto de seus olhos

Estimularemos as crianças para estarem acompanhando com os olhos objetos ou pessoas que se movimentam próximo de sua face, percebendo assim as diferentes formas.

Assim que houver o choro da criança por alguma razão, fazer com que ela perceba que sempre haverá uma resposta para seu choro; sendo ele: fome, fralda molhada, dor, para fazer barulho ou somente estando em busca de um colinho.

De 3 a 6 meses (Atividades Reflexas)

Fazer com que haja um despertar para o interesse além do seu próprio corpo. Procurando prazer por meio de “coisas” presentes no ambiente.

Ao levar objetos e brinquedos para a boca, a criança estará percebendo e conhecendo o mundo.

Estimular a criança a procurar por objetos caídos e reconhecer objetos parcialmente escondidos.

A criança será capaz de associar dois comportamentos ao mesmo tempo; Exemplo: balançar e alimentá-lo ao mesmo tempo.

 

 

De 6 a 9 meses (Atividades Reflexas)

  • Ao olhar no espelho, a criança perceberá sua imagem e poderá dar um sorriso.
  • Conseguirá segurar a mamadeira sozinha.
  • Começará a engatinhar em busca de objetos e brinquedos, procurando brinquedos escondidos, onde eles já estiveram anteriormente.
  • A criança mudará os brinquedos de uma mão para outra.
  • Descobrirá um brinquedo escondido, se uma parte dele estiver à mostra, ficando feliz ao achá-lo.
  • Estará lançando objetos e brinquedos para se divertir.
  • Poderá estar chamando a atenção, chorando ou gritando ao ouvir uma voz familiar.

De 9 a 12 meses(Atividades Reflexas)

  • Já estará imitando ruídos, batendo brinquedos ou objetos um contra o outro.
  • Agirá por intenção, escondendo um brinquedo debaixo de um cobertor e em seguida retirará o cobertor para pegar o brinquedo.
  • Explorará o mundo que está a sua volta, variando suas ações em busca de novidades no objeto com que brinca. Exemplo: colocar um objeto dentro de uma caixa através de uma pequena abertura, pois primeiro tentará pegar o objeto com as mãos e depois colocará a caixa de cabeça para baixo, balançando para que o objeto caia.

ALGUNS DOS ESTÍMULOS OFERECIDOS NO BERÇÁRIO DO
PLANETA INFANTIL

De 1 a 6 meses

  • As crianças estarão sempre sendo estimuladas a desenvolver atividades como: sugar, morder e mastigar, pois estaremos oferecendo mordedores macios, pedaços de pães, bicos de mamadeiras, o peito materno dentro da escola (quando a mãe ainda estiver amamentando) e chupeta (para aqueles que já possuem este hábito).
  • Estimular a criança a acariciar e brincar com as próprias mãos, pés e corpo; fazendo carícias e massagens na palma das mãos, nos pés e no corpo.
  • Segurando as mãozinhas da criança, estimularemos a fazer carinho em si própria e também na pessoa que estiver realizando a estimulação.
  • Estaremos cantando, conversando e sorrindo sempre que estivermos cuidando da criança; estimulando sua audição e comunicação com o mundo. Exemplo: balançando sininhos, chocalhos e etc.
  • Brincar aproximando o rosto e o nariz próximo ao da criança.
  • Levando objetos e brinquedos próximo de sua visão e movimentando-os, estimulando a procurá-los com os olhos.

De 6 a 12 meses

  • Esconderemos brinquedos (total ou parcialmente), estimulando a criança a procurá-los.
  • Deixaremos a criança brincar livremente, colocando e retirando objetos do interior de uma caixa, permitindo que ela desenvolva a idéia de ter ou não ter, juntar e separar.
  • Colocaremos em frente ao espelho, dizendo seu nome e apontando para sua imagem, estimulando a sorrir espontaneamente.
  • Estimular a criança a imitar movimentos simples tais como: dar adeus, bater palmas e jogar beijinhos.
  • Ofereceremos diversos jogos coloridos de encaixe grandes e simples como círculo e quadrado, estimulando sua percepção de cores e de formas.

Sendo assim...
Quanto mais freqüentes forem os estímulos, maior será o seu aprendizado, possibilitando a formação de um adulto feliz e em perfeita harmonia consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.
Também é muito importante que os pais e toda a família participem ativamente, criando condições para que a criança estimule sua inteligência desde os primeiros anos de vida e durante toda a sua existência.